quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Reforma demorada

Entrada da estação de Osasco.

A conclusão da reforma na estação de trem da CPTM em Osasco (SP) prevista para dezembro de 2011, mais uma vez não aconteceu.

Desde que iniciou a implantação das reformas em fevereiro de 2010, a estação tem sido alvo de diversas denúncias e reclamações por parte dos usuários, entre elas, a falta de segurança na escada de acesso a plataforma. Nosso Sindicato esteve em Osasco e conversou com alguns passageiros que reclamaram muito da instabilidade dos degraus e da falta de segurança.

De acordo com os usuários, os degraus são muito juntos o que causa tumulto na entrada e saída de pessoas.

O estado dos degraus por onde
transitam milhares de pessoas por diaa
 ”Depois de tanto tempo, a CPTM se preocupou colocar essas faixas para dividir os acessos de quem sobe e desce, até então ficávamos espremidos”, declarou a passageira Rayanny Fostek Vieira, 22 anos. “Sem contar o barulho desses degraus, é assustador, perece que vai quebrar tudo e vamos cair”, completou Alan Rabelo, 19 anos.

Já o passageiro João Carlos Alexandre da Silva, diz que a escada é sim um grande problema na estação, inclusive já presenciou o acidente de uma passageira, “ela desequilibrou e caiu, mas o pior é que ninguém da CPTM ajudou socorre-la, se não fossem os passageiros ela ia ficar caída ali”.

João também destacou o risco eminente de assaltos, “desde que a empresa iniciou as reformas, fui roubado três vezes, próximo de onde vão colocar a tal da passarela (se referindo ao antigo terminal rodoviário), inclusive na última não fizeram nada comigo, pois, os R$ 10,00 (dez reais) que tinha na carteira, salvou minha vida”.

Em uma matéria publicada no site Web Diário, para essas obras o governo recebeu o investimento total de R$ 64.481.851,56 onde está incluso a construção de uma plataforma adicional com o objetivo de aliviar os congestionamentos de composições das linhas Itapevi-Júlio Prestes e Osasco Grajaú, adaptando-se ao projeto do “metro de superfície”, já que atualmente, existem apenas três plataformas para atender os dois sentidos das duas linhas. A estação reformulada terá o dobro do tamanho da atual, e contará com passarelas de acesso entre o centro da cidade e o bairro de Presidente Altino, na zona Norte. As passarelas subterrâneas serão desativadas futuramente. Outra novidade será a criação de espaços destinados para instalação de biblioteca, plantão de tira-dúvidas com professores de português e de matemática e da farmácia popular Dose Certa.

Porém, nenhuma dessas obras foi concluída.

“É um absurdo, tanto dinheiro e nada.de melhorias, pois, a estação continua horrível, suja e sem segurança alguma", finalizou João. 

Por Camila Mendes / Da Redação